1. Use, mas não abuse
Use o seu computador sempre que necessário, mas apenas o necessário. Lembre-se de que ele é um equipamento que consome energia elétrica, e que para ser produzida emite gases de efeito estufa, contribuindo para o aquecimento global.
2. Desligue seu PC quando não estiver em uso
Muitas pessoas acham que o processo ligar/desligar o computador consome mais energia do que deixá-lo ligado. Não é verdade. Sempre que for se ausentar por mais de meia hora, vale a pena desligar o computador. Um bom exemplo é na hora do almoço. Um computador ligado durante 1 hora/dia consome 5,0 kwh/mês. No decorrer de um ano, a economia decorrente de desligar o computador durante esta uma hora de almoço será de 60 kwh, o que leva cada pessoa que desligar seu computador a deixar de jogar na atmosfera 18 quilos de CO2. Esse volume corresponde ao emitido por um carro movido a gasolina ao percorrer 120 km.
3. Desligue o monitor quando for deixá-lo inativo por mais de 15 minutos
Em relação à energia, o mesmo raciocínio se aplica ao monitor de video. Desligue-o sempre que for se afastar por mais de 15 minutos.
4. Configure o computador para economizar energia
Efetuar pequenas configurações na máquina, como regular o brilho da tela, podem reduzir o consumo de eletricidade. Configure o tempo para o computador entrar em modo de espera ou em hibernação quando estiver ocioso. No Windows, acesse, no menu Iniciar, “Painel de Controle>Vídeo>Proteção de Tela”. Lá é possível definir esquemas de consumo de energia.
5. Desligue todos os equipamentos que não estão em uso
Desligue o computador e todos os periféricos da tomada quando não estiverem em uso. Uma boa opção é usar uma régua de tomadas com chave de liga/desliga. Isso evita que o computador e os periféricos, tais como impressoras e modens, mantenham um consumo de energia, ainda que baixo, mesmo quando não estão sendo usados.
6. Diga não ao lixo eletrônico
Não envie desnecessariamente spams e correntes que congestionam caixas postais e poluem o mundo on-line, levando a um uso mais intenso dos computadores e, como conseqüência, a um consumo maior de energia elétrica. De acordo com levantamento feito pela Barracudas Networks, uma grande empresa norte-americana de gerenciamento de correio eletrônico, 95% dos e-mails enviados no mundo todo são spams.
Nenhum comentário:
Postar um comentário